Editora Novo Conceito

Publicidade

Resenha: "Enders" de Lissa Price - Por Asas Literárias

13 de Fevereiro de 2014 | Melhores Resenhas

O blog Asas Literárias publicou uma resenha cinco estrelas de Enders. Confiram:

EndersTítulo: Enders

Título original: -
Autor: Lissa Price
ISBN: -
Páginas: 288
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Preço Médio: 29,90
Avaliação:
Nota_5

Com o banco de corpos da Prime Destinations destruído, Callie já não pode alugar-se para os assustadores Enders. Mas os Enders ainda podem entrar em sua mente e obrigá-la a fazer coisas que não quer. Como machucar alguém que ama. Somente remover o chip salvaria a vida de Callie — mas isso também silenciaria a voz em sua cabeça que pode pertencer a seu pai. Callie tem lampejos  da memória de sua ex-locatária em sua cabeça, também… e o velho retornou, causando medo na garota. Quem é real e quem está se mascarando em um corpo adolescente?

Há pouco menos de um ano atrás, em meio a febre distópica que tomava conta do mercado editorial, Lissa Price teve seu primeiro livro lançado no Brasil. “Starters”, que parecia ser apenas mais um fruto da modinha distópica, mostrou-se um fenômeno nas livrarias e de crítica, repetindo o alvoroço que causou nos Estados Unidos, onde havia sido lançado meses antes. O plano de fundo continua sendo uma sociedade futurística com uma organização social extremamente frágil e cheia de rupturas. Um seleto grupo dos habitantes desse senário vive com uma extravagante situação econômica enquanto outros não têm o que comer ou onde viver. Até aí, tudo normal. Entretanto, a autora conseguiu fazer um apanhado de particularidades que fizeram da história, no mínimo, um caso peculiar em meio às outras obras do gênero.

Em um futuro não muito distante, os Estados Unidos foi devastado por uma guerra que usou, sobretudo, armas biológicas. Esse evento ficou conhecido como guerra dos esporos, e exterminou pessoas entre os 20 e 60 anos, que não receberam proteção adequada por não serem consideradas pelo governo prioridades. Quando os conflitos cessaram, havia uma grande população de jovens e idosos na região. Esses primeiros passaram a ser designados como starters, e em geral vivem subjugados, sem casa, família, dinheiro e nem mesmo, o que comer. Esses segundos foram denominados enders, e por conta da idade, ocupam os melhores empregos e cargos, e por consequência, formam a massa rica dessa sociedade.

Ao passar do tempo, uma empresa oferece esperança para os starters. A Prime Destinations, criou um método que permite ajudar tanto starters como enders. O método consiste em uma troca de corpos. A troca consiste na instalação de um microchip na cabeça de um starter, que em conjunto com métodos tecnológicos faz com que um Ender assuma o controle do seu corpo e passe um tempo como uma espécie de hóspede. Ao término do aluguel, o starter pode voltar para a sua vida, porém, com o pagamento do serviço. Essa oferta atrai vários starters de Los Angeles, palco dos acontecimentos do livro, entre eles, Callie, uma órfã que vai em busca do serviço para ajudar seu irmão doente. O que a garota não imagina, é que ela passará por muitos apuros e descobrirá que o trabalho de alugar corpos, envolve uma trama perigosa a qual ninguém, se quer, desconfia.

É assim que começa a trama do primeiro livro da série. No fim do mesmo, Callie causa junto com alguns dos seus recém adquiridos amigos uma grande confusão com a Prime, ganhando um grande inimigo e pondo em risco a sua própria vida. Enormes ganchos foram deixados no primeiro volume para serem descobertos apenas nesse segundo e, infelizmente, último volume.

Se “Starters” era uma obra de leitura facilmente fluida graças a ação e as descobertas sempre instigantes, “Enders” consegue se sobressair a isso, sendo quase capaz de transportar o leitor de seu local de leitura para a intensa e acalorada confusão que se organiza pelos quatro cantos de Los Angeles. Desde o primeiro capítulo a narrativa já começa explosiva – literalmente, devo dizer – e segue nesse ritmo até a última página do livro. O velho, antigo dono da Prime Destinations, começou uma caça aos Starters, para vende-los a grandes líderes de outros países, e conta com o apoio de todos os Enders nessa missão. Para evitar que isso aconteça, Callie procura métodos de afundar ou ao menos atrapalhar o máximo que puder os planos do seu grande inimigo. E é no meio dessas tentavas que ela acaba encontrando novos aliados, amigos, amores e por consequência, inimigos.

Callie é uma daquelas personagens que facilmente consegue fãs no mundo da literatura. Justamente por ser um tipo que foge ao estereótipo da garota adolescente. Forte, audaciosa e sem medo, a personagem surpreende em todas as suas ações e consegue sempre chamar a  atenção para si. O romance nesse volume está mais latente, e a protagonista enfrenta desilusões e novos sentimentos se formando. É sensacional a mistura de amor com um ambiente rarefeito e cheio de perigos.

Lissa Price consegue com maestria nessa finalização de saga mostrar o quão boa como escrita ela é. “Enders” consegue ser impecável em todos os aspectos, os personagens são fortes e muito bem construídos, a narrativa se torna cada vez mais sólida e fluida, bem como as novas histórias que vão surgindo e as reflexões causadas a partir do conteúdo do livro são a cada página mais provocativas. É muito difícil largar o livro, e não porque Lissa abusa do suspense ou de fazer com que coisas aconteçam em um capítulo e as consequências disto só sejam reveladas no próximo, e sim, porque o livro é simplesmente magnífico.

Infelizmente, Lissa Price resolveu ser inédita até no número de exemplares de sua série, formando uma duologia. “Enders” fecha com chave de ouro essa série que particularmente, não deixou a desejar em nenhum aspecto. Segundo o The Hollywood Reporter, alguns estúdios já estão brigando pelos direitos de adaptação do livro. Vamos torcer para que seja verdade, e se não for, sempre podemos reler e nos maravilhar com esses personagens únicos e cativantes que saíram da pena de Lissa Price, e não vão sair tão cedo da nossa memória.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin