Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

Realidade X Fantasia

21 de Agosto de 2013 | Mais Conteúdo

"Há uma terra que se parece contigo, onde tudo é belo, rico, tranqüilo e honesto, onde a fantasia ergueu e decorou uma China ocidental, onde a vida é doce de respirar, onde a felicidade se une ao silêncio. É lá que devemos ir viver, é lá que devemos ir morrer!”
Charles Baudelaire

“Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança.”
William Shakespeare

Cada um de nós encontra uma maneira para transpor a própria dor. Quando somos crianças, usamos a imaginação para superar as dificuldades e para lidar com nossos medos. Para isso existem os contos de fadas e os super-heróis. Na infância, é imitando personagens fantásticos que nos sentimos indestrutíveis!

Conforme vamos amadurecendo, nossas fantasias costumam se aproximar da realidade, já não mais acreditamos em resoluções mágicas, no entanto, jamais deixamos de divagar usando a nossa imaginação. Quem nunca construiu mundos cor-de-rosa, onde os problemas se desintegram e onde podemos tudo?

Se na vida real podemos exercer todo esse poder de abstração, sem pensar em limites, o que não podemos, então, fazer na literatura? Nas páginas de um livro é tão fácil e fantástico transitar entre os mundos real e imaginário. Tudo é atingível! Na série Beijada por um anjo, Ivy encontra acalanto para a sua perda na crença dos anjos, que acaba trazendo Tristan, seu grande amor assassinado, de volta. EmBranca de Neve e o Caçador, a princesa é poupada da morte pelo caçador que deveria acabar com sua vida a mando da rainha malvada e invejosa.

A Menina que SemeavaEm A Menina que Semeava, de Lou Aronica, o mundo imaginário tem papel fundamental na vida de Becky, uma adolescente de 14 anos. Quando Becky era pequena e teve câncer, ela e seu pai inventaram um conto de fadas, uma fantasia infantil que acabou adquirindo vida. É nesse mundo repleto de coisas fantásticas que Becky consegue se refugiar, mas o seu mundo perfeito também está em perigo.

Esse mundo já não está mais apenas na sua imaginação, confunde-se com a vida real. Será que o sonho transformou-se em realidade? Becky conseguirá salva-lo? Até que ponto a salvação do reino imaginário está relacionada à salvação da vida da própria Becky? A possibilidade da existência real desse mundo fantástico é totalmente intrigante. Impossível não querer saber onde termina a imaginação e começa a realidade.

 



A descrição do reino imaginário de Becky e seu pai é fermento para a imaginação do leitor. Os detalhes desse mundo fantástico nos leva a uma viagem sem igual. E para você, como seria o seu mundo perfeito? Que características você acha essencial para o seu refúgio imaginário?

Será que ele se parecia com este lugar?

Ou talvez com esse?

Que tal muitas flores?

Sol e Calor?

Ou muita neve e uma lareira para esquentar?

Ou talvez com uma tela do seu pintor favorito?

Uma cidade futurística?

Ou ainda um refúgio medieval?

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.