Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

QUANDO SEU POST PODE SER USADO CONTRA VOCÊ...

24 de Outubro de 2013 | Mais Conteúdo

Em tempos de redes sociais, manter a privacidade é um privilégio. Quem não tem um perfil no Facebook, no Twitter ou no Instagram pode ser considerado uma espécie de extraterrestre, que acaba, por força das circunstâncias, sendo excluído dos acontecimentos a sua volta.

Comunicar-se com tanta rapidez e praticidade tem vantagens, mas também pode ser muito ruim. É interessante resgatar amizades dos tempos de escola, manter contato diário com pessoas que você não encontra na correria do dia a dia, compartilhar momentos especiais , comentar os livros que está lendo... A questão é que, dependendo do caso, as consequências podem se transformar em pesadelo.

Estamos falando da temida falta de privacidade. Nossos momentos são cada vez menos privados. Na era das redes sociais, a impressão que se tem é que as coisas que não são publicadas na internet não aconteceram realmente. Muitas vezes assistimos ao show do nosso ídolo pelo visor do smartphone em vez de vê-lo com os nossos próprios olhos. A memória do iPhoneé mais valiosa que a do ser humano.

Registros da nossa vida pessoal, das nossas opiniões, dos nossos sentimentos e até mesmo do nosso humor são disponibilizados o tempo todo. Um grande bancode informações sobre nós está à disposição de quem desejar consultá-lo – e eventualmente usá-lo contra nós mesmos.

Casos recentes como o da atriz Carolina Dieckmann, que teve fotos íntimas divulgadasna rede, despertaram a atenção da sociedade para a apropriação e a veiculação deinformações pessoaisna internet. Escândalos sobre relaçõesextraconjugais, por sua vez, sempre estão nos noticiários de celebridades:o marido da ex-dançarinaScheila Carvalho, por exemplo, apareceu na mídia sensacionalista em fotos postadas por sua amante, o que gerou muita polêmica.

Manter a privacidade pode ser difícil também em círculos de convivência menores. Os departamentos de RH podem analisar os perfis de seus funcionários nas redes sociais; os pais e mães têm neles uma boa fonte de informação sobre as companhias mais recentes dos seus filhos. 

No livro Escândalo, lançado este mês pela Editora Novo Conceito, um caso de invasão de privacidade coloca em xequeum namoro inocente e cria consequências gravíssimas para o casal e suas famílias. Na história, um pai superprotetortransforma o namorado da filha em vilão perante a opinião pública.

Mas até que ponto não somos nós mesmos os responsáveis por esse tipo deinvasão? Até que ponto, hoje em dia, procuramos nos preservar, guardar nossos segredos, nossos momentos pessoais, nossas opiniões?

Responda o teste abaixo e veja se você sabe preservar sua vida pessoal.

1)      Você consegue passar 24 horas sem acessar as redes sociais?

2)      Tem mais de 500 amigos no Facebook?

3)      É incapaz de passar um dia inteiro semcomentar um fato polêmico no Twitter?

4)      Faz questão de postar as fotos de seus momentos especiais nas redes?

5)      Documenta também passagens comuns do se dia a dia?

6)      Aceita como “amigo” qualquer pessoa, mesmo que seja apenas um conhecido distante?

7)      Entra nas páginas de seus amigos com frequência para olhar suas fotos e postagens?

8)      Passa mais de duashoras por dia navegando nas redes sociais?

9)      Comunica-se com os amigos mais por mensagens de texto do que por telefone ou pessoalmente?

10)   Nem se lembra da última vez em que deu parabéns pessoalmente a um amigo?


*Se respondeu SIM...

Mais de 7vezes, você é viciado emredes sociais. Acordar e não postar “bomdia”é a morte para você; é como se seu dia não tivesse começado. Compartilhar com os outros seus bons e maus momentos é quase uma necessidade. Encontrá-lo, aqualquer hora do dia, não é difícil: basta chamá-loem um de seus diversos perfis.

Mais de4 vezes, você é um usuário frequente, mas é capaz de se controlar. Consegue pensar duas vezes antes de postar algo que não deseje divulgar e ainda é capaz de ligar para os amigos no dia do seu aniversário.

Menos de 3 vezes: se depender de você, sua privacidade está protegida. Não faz questão de compartilhar sua vida pessoalcom os outros e resguardamuito sua individualidade. Somente os amigos bem íntimos sabem o que você faz e onde esteve.


Acesse AQUI a matéria publicada no IDGNow e conheçaalgumas dicas para navegar com segurança nas redes sociais.


Veja o bootrailer de O Esc@ndalo AQUI.

 


1 pessoa comentou

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Mai Ane

Mai Ane - 03 de Novembro de 2013 às 16:12

Esse livro parece bom hein

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.