Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

O que são os manuscritos do mar morto?

20 de Agosto de 2013 | Autores

Os Manuscritos do Mar Morto são a maior evidência histórica da autenticidade bíblica. Trata-se de uma grande quantidade de documentos encontrados em várias cavernas próximas ao Mar Morto, na Palestina, no ano de 1947.
Os primeiros foram encontrados numa caverna em Wadi Qumran, situada nas escarpas ocidentais do norte desse mar. Depois disso, foram achados outros fragmentos de rolos de papiro e até livros inteiros, como o de Isaías.

Foram compilados por uma seita de judeus conhecida como Essênios, que viveram em Qumran do século II a.C. até aproximadamente 70. Porções de toda a Bíblia Hebraica foram encontradas, exceto do Livro de Ester e do Livro de Neemias. Incluem também Livros apócrifos e livros de regras da própria seita. Eles são a versão mais antiga do texto bíblico, datando de mil anos antes do que o texto original da Bíblia Hebraica, usado pelos judeus atualmente. Hoje, estão guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.

Foram casualmente descobertos por um grupo de pastores de cabras, que em busca de um de seus animais localizou a primeira das cavernas com jarros cerâmicos contendo os rolos de papiro. A autenticidade dos documentos foi atestada em 1948. Em 1954, governo israelense, que já havia comprado o lote de Sukenik, comprou através de um representante, os documentos em posse do bispo, por 250 mil dólares.

A autoria dos documentos é até hoje desconhecida. Com base em referências cruzadas com outros documentos históricos, ela é atribuída aos essênios, uma seita judaica que viveu na região da descoberta e guarda semelhanças com as práticas identificadas nos textos encontradas. O termo “essênio“, no entanto, não é encontrado nenhuma vez em nenhum dos manuscritos.

O que se sabe é que a comunidade de Qumram era formada provavelmente por homens, que viviam no deserto, em uma rotina de hábitos rigorosos, eram contra à religiosidade sacerdotal e esperavam a vinda de um messias. Você pode examinar e explorar mais de 5 mil imagens dos Manuscritos do Mar Mortona Biblioteca Digital Leon Levy Dead Sea Scrolls, basta clicar no link: www.deadseascrolls.org.il

No mês de agosto será lançado o livro Manuscritos do Mar Morto, do autor Adam Blake.
Um segredo será revelado. E uma religião inteira, derrubada.
Um thriller de tirar o fôlego, que vai fazer você pensar: será possível?

Galeria de imagens

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin