Editora Novo Conceito

Publicidade

Steampunk e o exótico estilo de se vestir

17 de Janeiro de 2014 | Autores

Não é só porque o livro Sociedade dos Meninos Gênios de Lev AC Rosen está fazendo um baita sucesso em toda estante de livraria por qual passa, a cultura steampunk está crescendo cada vez mais na literatura, e no cinema e os seguidores estão surgindo por todos os lados.

Como toda geração que se preze- basta lembrar os vários Gandalfs e Frodos que encontramos pelas terras-médias deste vasto mundo- os fãs do gênero steampunk querem vivenciar a experiência do estilo o mais real possível. Para isso, saber como se vestir é essencial.

O Cosplay, junção de “costume” e “play” em inglês, ou seja, brincar de se vestir, começou nos Estados Unidos, mas hoje em dia pode ser encontrado em eventos no mundo todo, principalmente no Japão. No Brasil, o Cosplay da cultura steampunk ainda é tímido, mas existe.

Em seu blog, o historiador e divulgador da cultura steampunk, G. D. Falksen diz que os seguidores dessa cultura não podem ter medo de seguir seus instintos. Apesar de a cultura ter como base as vestimentas londrinas da era vitoriana, tudo pode ser integrado para se transformar em um visual único, com o objetivo de um exotismo cultural.

A base do estilo de vestimenta desta cultura é a era vitoriana porque o próprio steampunk se ambienta na era da rainha Vitória, mas o gênero também passa pela era georgiana e tem como sua maior referência a Revolução Industrial. Épocas em que aconteceram as inovações tecnológicas e onde a própria moda se reinventava todos os dias.

De modo geral, a moda dessas épocas se concentra, por exemplo, para as damas nos vestidos extravagantes com corsets que deixam a cintura fina e os quadris largos e as saias cheias e armadas ou vestidos com pregas na frente e anquinhas para deixar a parte de trás dos quadris maior. Já para os cavalheiros, se não quiserem se basear em alguma foto do autor Lev AC Rosen, a cartola é essencial, e o fraque mais utilizado com calça de corte reto.

O que faz uma vestimenta de uma época qualquer virar a expressão de um gênero de ficção? Seus adereços. Tendo como base uma Londres da era do Vapor o próximo passo é a utilização de acessórios. Os predominantes são os de bronze, dourado e prata para dar aquele toque retrofuturista. Os mais famosos são os óculos de aviador, armas a laser, braços mecânicos, asas de metal e até propulsores em mochila.

Claro que, se você for chamado para um evento steampunk de última hora, tem sempre aquela composição padrão que nunca vai estar errada, como se vestir de explorador, caçador, militar, cientista, pirata aéreo ou de vampira, cortesã e boneca mecânica. Coloque uma roda de engrenagem em algum lugar visível e você estará pronto para festa!

 

Referências: 

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin