Editora Novo Conceito

Publicidade

Paris sob o olhar de Evie Dexter

21 de Agosto de 2013 | Mais Conteúdo

Quando chegou à capital francesa para trabalhar como uma guia de turismo, por mais incrível que pareça, a protagonista do livro Aconteceu em Paris não conhecia muito sobre a cidade luz. Depois de se apaixonar e viver uma linda história de amor, Evie conheceu lugares especiais. Muitos desses lugares são totalmente fora do circuito turístico. E é para esses lugares que você vai viajar com Evie a partir de agora! 

É claro que subir a torre Eiffel e visitar o Louvre são passeios inevitáveis, mesmo para um parisiense, mas um verdadeiro morador de Paris vai muito além desses clichês. Ele vai conferir com frequência o que há de novo nas prateleiras da La Hune, uma das mais agradáveis e completas livrarias de Paris, aberta até a meia-noite. Como é localizada ao lado do Café de Flore, depois de escolher o seu livro, é para lá que você deve ir. Se quiser, peça apenas um café e fique lá o dia todo, ninguém vai te perturbar. Mas, se bater uma pequena fome, os sanduíches são ótimos e você pode saboreá-los com uma taça de vinho ou champanhe. Se preferir algo mais completo, basta atravessar a rua e entrar no Chez Lipp, a brasserie mais tradicional da cidade, que existe desde 1880.

Em um belo dia de verão, não tem como deixar de ir à Glacier Bertillon. Uma das mais tradicionais sorveterias de Paris, inaugurada em 1954. Aproveite o sol, alugue uma bicicleta, explore a região e depois se refresque com um sorvete de limão fresco, hortelã e rum. Se a ideia é aproveitar a gastronomia francesa, as dicas de Evie são bastante extensas. Quer comer macarons, aqueles pequenos doces feitos de farinha de amêndoas em vários sabores? Nada melhor do que a doceria Ladurée Royale, que inventou essa delícia. Fundado em 1862, o lugar tem uma decoração inspirada no teto da capela Sistina.

Para comprar queijos, Evie com certeza levaria você à Marie-Anne Cantin Fromagerie. É lá que você encontra a maior variedade de queijos, trazidos das mais diferentes partes do mundo. Se estiver com tempo, matricule-se no curso de degustação, ministrado pela própria Marie-Anne, herdeira de Christian Cantin, o fundador do local, em 1950.

Depois de se abastecer com queijos e vinhos, que tal comprar lindas flores? Instalado perto de Orly desde 1969, o mercado de abastecimento de Rungis é onde Paris e Evie vão se abastecer de flores. Queijos, vinhos e flores. Um bom momento para fazer um delicioso piquenique, uma diversão muito popular em toda a França. Os parisienses também adotaram o conceito, mas o modificaram um pouco: eles inventaram o piquenique urbano. O lugar preferido deles é a Pont des Arts. Todo mundo se encontra nessa ponte: casais de namorados, solteiros, grupos de amigos, famílias inteiras…

Outro lugar imperdível é a Grande Mosquée de Paris, a primeira Mesquita construída na França, em uma homenagem aos soldados mortos durante a Primeira Guerra Mundial. A arquitetura é uma mistura entre o estilo hispânico mouresco e o estilo de Paris dos anos 1925. Quando o clima estiver bom, sente-se em uma das mesas no jardim; é uma delícia! Se estiver frio, faça como qualquer parisiense e tome um chá de hortelã no jardim de inverno.

Le Bon Marchéé a loja de departamento mais sofisticada de Paris. Construído em 1869 pelo arquiteto Alexandre Leplanche, ele foi o primeiro prédio da França a utilizar a estrutura metálica de Gustave Eiffel. Para a época, foi uma arquitetura revolucionária e, quando o prédio ficou pronto, em 1887, estava criada a loja de novidades mais vasta do mundo. As parisienses o preferem porque é mais confortável, mais vazio e, principalmente, porque os turistas apressados não chegam até lá. Ele reúne tudo o que tem de melhor da moda e da decoração.

Se você estivesse em Paris no mês de outubro, Evie o levaria para Fête dês Vendanges de Montmatre(Festa da Colheita do Vinho de Montmatre), que acontece todos os anos. Montmatre é o bairro mais boêmio de Paris, território de artistas como PicassoModiglianiToulouse-LautrecRenoirVan Gogh eGauguin.
A festa inclui muitos dias de celebrações, exibições de artistas de rua, uma parada musical e teatral que percorre animadamente as ruas do bairro, concertos em um palco, pocket-shows e uma grande queima de fogos na linda Igreja Sacré Coeur.
E, como estamos em Paris, certamente há um festival de gastronomia com produtos típicos, como queijos, pães e doces artesanais.

Para encerrar esse guia de Paris by Evie Dexter, nada melhor do que ir à Maison de La Poésie. Originalmente fundada como o Théâtre Molière, este lugar é secular. Na década de 1990, foi redesenhado como um centro para a poesia. O programa combina as obras de mestres clássicos franceses (Victor HugoJulio CortázarGuillaume Apollinaire), aos menos populares, mas também notáveis poetas contemporâneos (Christophe Manon) e atores talentosos (Philippe CaubèreAnaïs de Courson). Um banho de cultura!


Endereços:

La Hune (170, Boulevard Saint Germain, estação metrô Saint-Germain-des-Près)
Café de Flore (172 Boulevard Saint-Germain, estação do metrô Saint-Germain-des-Près)
Chez Lipp (151 Boulevard Saint-Germain, estação do metrô Saint-Germain-des-Près)
Glacier Bertillon (31 Rue Saint-Louis enl’Île, estação do metrô Pont Marie)
Ladurée Royale (16 Rue Royale, estação do metrô Madelaine ou Concorde)
Marie-Anne Cantin Fromagerie (12 Rue du Champ de Mars, estação do metrô École Militaire)
Pont des Arts (43 Rue Marx Dormoy, estação do metrô La Chapelle)
Marché de Rungis (1 Rue de la Tour, Rungis. Para conhecer o mercado, é preciso agendar a visita com antecedência. Para mais informações: www.visiterungis.com)
Grande Mosquée de Paris (2bis Place du Puits de l’Ermite, estação do metrô Place Monge)
Le Bon Marché (24 Rue de Sèvres, estação do metrô Sèvres-Babylon)
Fête dês Vendanges de Montmatre (21 place du Tertre, estação do metrô Anvers)
Maison de La Poésie (157 Rue Saint-Martin, estação do metrô Étienne Marcel)


Conheça Evie Dexter, a garota maluquinha que parece meio perdida às vezes, 

Aconteceu em Paris

mas que é sempre encantadora com suas idéias 

vertiginosas e seu imenso coração.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin