Editora Novo Conceito

Publicidade

Mark Helprin: Um escritor para todas as estações

25 de Fevereiro de 2014 | É Notícia

Matéria traduzida da Revista The Costco Connection

Por Matthew Bob em The Costco Connection

Quando a Warner Bros. Pictures divulgou sua estimada adaptação, Um Conto do Destino de $46 milhões de dólares, no último Valentine’s Day, poucos cinéfilos sabiam da história do autor na qual a obra foi adaptada para o cinema.

Conversando pelo telefone da fazenda de 58 acres perto de Charllotesvill (Vírginia) Helprin, 66, se recorda do segundo de seis livros, quase 40 anos atrás, durante o inverno de 1976-1977, quando tinha acabado de se formar em Oxford.

“A Inglaterra estava incomumente úmida e quente”, relembra Helprin. “Eu sentia muita falta dos Estados Unidos, na qual estava passando por um tempo gélido, tão frio que as pessoas por lá achavam que iria se iniciar uma nova Era do Gelo”. Levado por um romance em uma Nova York no inverno, ele pulou a água que o separava e se estabeleceu em um cortiço no Brooklyn.

Helprin não começou sua história com uma caneta, mas com a sola de um sapato. “Eu passei um ano ou dois andando por Manhattan, algumas vezes 20 milhas cada dia, observando tudo e amando cada coisa que eu via, guardando todas as visões e sons que me atingia”, ele se lembra. “Eu vi um mundo infinito, tão vasto, panorâmico, tanta coisa acontecendo, um caleidoscópio sem fim”.

Ao longo desse período, quando não estava trabalhando em algum lugar, escrevia muitas vezes na cobertura da “casa de habitação” onde vivia.  

Durante o período de folga era um alpinista e escalava precariamente até a cobertura de prédios, enquanto se encantava com a vista da cidade e o “cheiro doce” que exalava das centenárias chaminés.

Em 1982, ele entregou o manuscrito para o editor Harcourt Brace Jovanovich, e, em 1983, viu a história irradiar na capa do The New York Times Book Review, na qual Um Conto do Destino foi saudado como “um livro único e extraordinário”. Na Publishers Weekly foi igual, declarando o jovem escritor como “Ele cria (cenas) com tanta beleza e clareza que nossos olhos chegam a brilhar”.

Nos anos que se seguiram, Helprin emergiu extraordinariamente como um escritor versátil e prolífico, como também um “mestre na arte de escrever contos” (San Francisco Review  Books); escreveu três histórias infantis, e hoje continua sendo um ensaísta com um olhar aguçado. No entanto, talvez não foi a escrita brilhante de Mark que se tornou tão notável, suas histórias transcendentais, ou que talvez sua biografia se estenda a 40 páginas com espaços simples no Word. Não, mas poderia ser, que nas horas vagas, foi levado à estudar em Harvard-Oxford-Princention – Columbia para fornecer consulta a um especialista para uma lista internacional de clientes sobre a política de defesa e relações exteriores.

O foco de Helprin no cenário mundial não é muito novo. Em 1967, 10 anos antes de Um Conto do Destino vir à tona em sua consciência, a graduação de Harvard deu lugar a Israel e testemunhou a celebração e libertação após a vitória da Guerra dos Seis Dias, na qual ele se lembra “um dos eventos divisores de águas mais reais da história  moderna”.

Helprin fez muito mais que celebrar. Ele voou de volta para os Estados Unidos, ganhou seu certificado de Mestre de Estudos sobre o Oriente Médio em Harvard, voltou para Israel, então como judeu, foi permitido a ele ter dupla cidadania e foi levado ao regime militar, servindo dois anos na infantaria das forças aéreas.

Helprin comenta que sua energia não é a mesma que de antigamente, hoje ele está trabalhando animadamente em seu sétimo livro. “Quando eu era jovem”, ele ri, “eu costumava escrever um livro inteiro e o manuscrito seria perfeito, sem rascunhos ou anotações.  Talvez fosse algum dom da juventude, porque agora meus manuscritos se parecem mais como a pedra de Rosetta*, com anotações nela inteira”.

 *Se referindo a pedra cheia de hieróglifos do Egito antigo, na qual contem o Decreto de Memphis, hoje o granito está em exposição no museu britânico

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin