Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

Como faço para abrir livros digitais em meu computador?

30 de Setembro de 2014 | E-books

Com o crescimento de disponibilidade dos livros em formato digital no Brasil, esta pergunta tem sido cada vez mais frequente em nossas redes sociais ou através de nossos e-mails de contato. Como eu faço para abrir e ler um eBook em meu computador? Como faço para transferir um arquivo protegido com DRM para o meu smartphone ou tablet? O que é esse tal de ePub? Posso ler onde e quando quiser? São algumas das perguntas que respondemos diariamente e para tentar te ajudar a compreender melhor este formato que vem se consolidando entre os leitores do Brasil vamos explicar algumas coisas.

Mas afinal, o que é o DRM? Por que ele existe? Para que ele serve?

O termo DRM é uma abreviação de Digital Rights Management, traduzindo para o português, Gestão de Direitos Autorais. O DRM é uma tecnologia utilizada mundialmente para proteger os consumidores de produtos digitais evitando o acesso não autorizado do conteúdo protegido e adquirido legalmente. O DRM não é exclusivo para o mercado de livros, também é utilizado em músicas, jogos, filmes e programas de computador, por exemplo.

Com o DRM, você que comprou o livro, tem a garantia de que ele estará seguro e não poderá ser lido por alguém que tenha acesso ao arquivo através do e-mail, pen drive ou roubo de informações do seu computador, a pessoa só conseguirá abrir o livro com seu usuário s senha.

Ou seja, o DRM é uma segurança para você que compra o livro e também garante a segurança para o autor, dono dos direitos de que este livro não será compartilhado ilegalmente, prejudicando a remuneração daqueles que escrevem as histórias que divertem, emocionam e fazem os leitores viajarem em um mundo à parte.

Legal, o que eu preciso para abrir um livro com DRM em meu computador ou smartphone?

Se você recebeu um link, seja da Novo Conceito, ou de alguma das lojas parceiras, provavelmente ele tem a extensão .acsm (exceto em compras efetuadas em sites de venda especializados, como Amazon, Kobo ou iBooks/Apple), que é a maneira de enviar o arquivo protegido para você.

Para abrir este arquivo, você precisa ter instalado em seu computador o programa Adobe Digital Editions, ele é responsável por liberar o seu acesso ao arquivo protegido e a partir dele você poderá enviar o livro digital para seu tablet ou smartphone.

Você pode realizar o download do programa acessando o site oficial clicando AQUI. Ou através dos links abaixo:
Link direto (Windows - 7.2 MB)
Link direto (Macintosh – 18.7 MB)

Pronto, download concluído! E agora, como eu instalo o Adobe Digital Editions e abro o meu livro?

A instalação do Adobe Digital Editions é bastante simples. Se você estiver com dificuldade, clique AQUI e veja um passo-a-passo de como instalar o programa em seu computador.

Vamos lá! Agora você precisa autorizar o seu computador a abrir seus livros digitais.

Depois de instalado em seu computador, abra o programa e clique no menu Ajuda, localizado na parte superior. Procure pela opção Autorizar este computador (Ctrl + Shift + U). Uma janela aparecerá informando que você precisa autorizar o seu computador com uma Adobe ID, clique em continuar. Na segunda tela, caso já tenha um Adobe ID, você pode digitar seu usuário e senha nos campos respectivos. Se esta é a sua primeira vez e não possui uma Adobe ID, clique no link Criar ID da Adobe ou clique AQUI para abrir o site e criar a sua Adobe ID.

No site da Adobe serão solicitados alguns dados básicos como ID da Adobe (digite o seu e-mail), nome, sobrenome, senha e o país de onde você acessa.

Depois de criado o seu Adobe ID (mesmo que você seja redirecionado para uma página informando que a página não existe, seu Adobe ID terá sido criado), basta voltar ao programa instalado em seu computador e digitar o seu e-mail e a sua senha, utilizados para cadastrar sua ID, e clicar em Autorizar.

Pronto, seu computador está autorizado a abrir arquivos com DRM da Adobe.

Vamos abrir o livro pela primeira vez?

Quando você abrir o livro em seu computador, ele será associado a sua Adobe ID e poderá ser lido novamente somente em seu computador, tablet ou smartphone que também tenham sido autorizados com a mesma Adobe ID.

Para abrir o arquivo .acsm, vá no menu Arquivo e depois clique em Adicionar à Biblioteca (Ctrl + O). Uma janela abrirá para que você encontre em seu computador o arquivo, para isso, altere a configuração de forma que o programa pesquise por arquivos com a extensão .acsm, como na imagem abaixo:


Pronto! O Adobe Digital Editions vai realizar o download de um arquivo ePub e associar este arquivo a sua Adobe ID. Está tudo pronto para que você possa ler em seu computador e aproveitar a leitura.

Quero ler no smartphone ou em meu tablet, como faço?

O Adobe Digital Editions salva o arquivo do livro em uma pasta padrão que você poderá encontrar em Meus Documentos. Ela se chama My Digital Editions. Nesta pasta, você encontrará o livro digital em formato ePub, que é o formato padrão para ser lido no smartphone ou tablet.

Copie este arquivo e envie para a pasta de seu aplicativo de leitura preferido em seu dispositivo Android ou iOS.

Recomendamos o aplicativo Blue Fire, um dos melhores aplicativos gratuitos de leitura disponíveis que oferece suporte para leitura de arquivos protegidos pelo DRM da Adobe. Após instalar o aplicativo em seu dispositivo, você precisará autorizá-lo com o mesmo Adobe ID utilizado em seu computador.

Bom pessoal, esperamos que estas dicas possam ajudar a aproveitar sua leitura digital. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@grupoeditorialnovoconceito.com.br

Boa leitura!

3 pessoas comentaram

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Dan Silva

Dan Silva - 31 de Maio de 2016 às 16:13

Obrigado pelas informações. Pra mim deu tudo certo! Um abç.

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Andressa Menezes

Andressa Menezes - 13 de Maio de 2015 às 10:54

Não consegui abrir o e-book no programa da um erro e quanto tento abrir pelo tablet no Aldiko ou BlueFire informa erro no ficheiro :(

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Débora Lima

Débora Lima - 12 de Maio de 2015 às 15:08

Nossa! Se não fosse por esse tutorial de vocês eu estava perdida. Muito obrigada pela ajuda! Finalmente vou poder começar a ler o meu livro. ;)

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin