Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

O corpo dói, mas a alma sorri!

10 de Junho de 2014 | Tammy Luciano

No último final de semana, participei do 4º Salão de Leitura de Niterói e, durante quatro dias, fiquei pessoalmente vendendo os meus livros, chegando onze da manhã e saindo às oito da noite. Um amigo perguntou o porquê de ainda fazer isso, se meus livros já conseguem se vender sozinhos. Primeiro, não é bem assim. A presença do escritor ajuda sim o leitor a ter vontade de levar a história para casa. Quem mais contaria melhor detalhes da trama do que o próprio escritor?

Além de divulgar meus livros e encontrar leitores, amo estar nas feiras literárias para escutar as pessoas, ouvir sobre suas vidas e me sentir ainda mais viva, já que tantas horas sentada, com o rosto colado no micro, alguns dias, me faz um ser solitário, com a sensação do mundo correr lá fora e eu estar perdendo algo. As feiras me fazem voltar ao mundo real da melhor maneira possível.

Um rapaz se aproxima de mim com sua mãe. Os dois querem Claro que te amo. A mãe animada demonstrou felicidade por estar diante de uma escritora e avisou que o livro será presente para a namorada do filho. Ele, tímido, adorou quando autografei para a namorada, dizendo esperar que ela amasse o presente do rapaz. Fiquei pensando como um livro pode ser uma demonstração de afeto quando tem tudo a ver com a pessoa e com a mensagem que queremos passar.

Uma outra moça me olhou com um dos olhares mais singelos de uma leitora surpresa por eu estar ali. Veio do caixa tirando o livro da sacola e anunciando o desejo de um autógrafo. O que senti, ela não me disse diretamente, foi ter levado o livro para casa com a esperança de encontrar um grande amor assim como Piera e Marcelo. Certamente encontrará. E como esquecer outra leitora me dizendo: “Tentei comprar seu livro na última Bienal do Rio de Janeiro, mas estava difícil chegar perto de você. Não acreditei quando vi que estaria em Niterói”. Meses depois, ela finalmente levou o livro para casa.

Uma leitora sem jeito me pediu um autógrafo, como se fosse um incômodo para mim. Expliquei sobre a honra de poder assinar um livro e como emociona encontrar cada um que gosta do meu trabalho. Ela ainda insistiu no “Não queria incomodar” e eu brinquei informando que “escritor é carente”. Depois, ressaltei sobre ela nunca deixar de falar com um autor, caso tivesse oportunidade. A gente adora esse contato, em letras garrafais!

Não tenho como reproduzir todas as emoções que senti durante os quatro dias de encontro com leitores no evento. O olhar emocionado de alguns, os abraços, as gargalhadas, as amigas escritoras comigo no estande. Graciela Mayrink, autora de Até eu te encontrar, do Selo Novas Páginas, do Grupo Editorial Novo Conceito, esteve comigo todos esses dias. Também estavam comigo Bianca Carvalho, Janaína Rico e Marcia Rubim. E ainda tem esse detalhe, o maravilhoso conviver com autoras generosas, simpáticas, do bem, que sabem dividir espaço somando.

Não importa se já passei do primeiro livro, se algum sucesso já chegou até aqui, ou se acham que não precisaria mais ficar dias seguidos fazendo uma feira literária, entregando flyer, divulgando meus livros e agradecendo cada leitor pessoalmente. Eu até poderia ficar mais em casa, deixar que os livros se vendam sozinhos e, talvez, minha conta bancária não sentisse tanta diferença. Mas quem mais enriquece com a minha divulgação é a minha alma. O meu pé está inchado, um lado das minhas costas travado, minha pele cansada dos dias seguidos com a maquiagem por muitas horas, quatro dias almoçando cachorro-quente - a melhor opção alimentícia -, mas o coração está feliz, lotado de amor para escrever mais e mais, e me sentir no caminho certo que será sempre na direção onde moram os apaixonados por livros como eu.

"Escondidas no silêncio da biblioteca, mascaradas pela escura monotonia das capas, todas as palavras estavam lá, esperando que eu as decifrasse. Eu sonhava me enfurnar naqueles corredores poeirentos, e nunca mais voltar." (Simone de Beauvoir)

Sejam sempre felizes!

Até a semana que vem!

2 pessoas comentaram

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Edson Gomes

Edson Gomes - 10 de Junho de 2014 às 22:07

O leitor é o nosso maior tesouro e este contato corpo a corpo é extremamente importante para o nosso processo criativo. Belo texto Tammy! Estar nos eventos é tudo!

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Bia Carvalho

Bia Carvalho - 10 de Junho de 2014 às 14:51

Trabalhar em sua companhia é sempre um prazer! <3

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin