Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

Hora da Literatura Detox*!

29 de Abril de 2014 | Tammy Luciano

Amo suco verde! Tudo bem, na verdade não amo, mas faz um bem enorme, é uma limpeza orgânica maravilhosa. Outro dia, fiz um “suco” com gosto horrível, mas fiquei tão animada...

Tammy, pelo amor de Deus! Que coluna horrorosa você está escrevendo? Mas achei... Achou errado! Não, me deixe explicar. O tema dessa semana é razoavelmente interessante, a história do suco seria uma leve introdução para trazer o tema. Escolha outra introdução. Faça valer sua oportunidade de ter uma coluna no Blog do Grupo Editorial Novo Conceito. Não me envergonhe.

Detesto quando metade de mim quer dar lição de moral na outra metade de mim. Mas, talvez, meu lado A tenha razão e eu precise mesmo ir direto ao que interessa.

Vai continuar enrolando, Tammy? Apaga tudo e recomeça esse texto!

Tudo bem, apaguei. Ninguém vai ler o que escrevi antes, a vergonha dos rabiscos inaproveitáveis, o texto impublicável... Novas letras chegam para a coluna da semana. 

Você já escutou falar sobre o Detox Digital? Uma espécie de limpeza mental para quem anda viciado em tecnologia? Qual a sua relação com a internet? Consegue ficar sem computador por mais tempo que uma e outra vontade de ir ao banheiro?  Ou é aquele que acorda algumas vezes durante a noite para checar mensagens, atualizar informações, fuxicar a vida dos amigos? Seja como for, vejo muita gente cinco horas estacionada em uma rede social lendo sobre a vida alheia. Certamente um Detox Digital não faria mal para essa pessoa. Uma limpeza que a faça lembrar a sua vida real, sair um pouco da virtual e descobrir que existe algo além do vício do computador.

Um livro, por exemplo. Sabe aquelas cinco horas olhando o Facebook dos outros? E se você isso fosse trocado por um livro que ajudasse a olhar a própria vida? Acredito na literatura como forma de limpeza interior. Eu leio sobre aquela personagem e reflito a minha vida. Está ali naquela folha um pouco de mim, mesmo que a história nada tenha a ver com os passos dados na minha rotina. Como pode isso? O livro tem esse poder revolucionário de nos impulsionar, refazer por dentro e liquidificar pensamentos, os transformando no suco capaz de melhorar nosso interior. Certamente a Literatura Detox não é apenas para quem está lendo, para quem escreve também. Escrevo para me sentir melhor, para limpar meus pensamentos, para evoluir. Leitura e escrita são um canal intenso de recomeços, reflexões, realinhamento humano e uma tremenda evolução no que se pensa, fala, faz e decide para si mesmo.

Sim, existe a literatura que nos ajuda a limpar nossa mente nos mais profundos neurônios. Gosto muito de imaginar que escrevo para fazer bem ao leitor, para no final da história, a pessoa acreditar na própria vida, perceber que pode se reinventar, ter mais fé em seus próprios poderes e acreditar em si mesma no máximo de suas potencialidades. Uma leitora me escreve confirmando meu pensamento. Comenta ter duvidado do amor, mas, ao ler ‘Claro Que Te Amo!’, se sentiu mais forte para seguir e encontrar alguém: “Se a Piera conseguiu superar suas dores, eu também vou. Fui deixada pelo meu ex-namorado e lendo seu livro me lembro como posso mudar e ser realmente feliz”. É, o ex foi embora, mas a minha leitora está aí com uma vida inteira para viver. A ideia de ajudar o outro a respirar fundo, jogar fora o que não serve e dar o passo para recomeçar me fazem ter ainda mais vontade de escrever.

Para encerrar, convido: faça Detox Digital e leia um livro! Viva a Literatura Detox!

E você, o que acha? Um livro nos ajuda a ser melhor e nos purifica por dentro? Existe essa limpeza interna depois da leitura de um livro? E se você gosta de escrever, já sentiu a alma renovada depois de colocar no papel sua respiração mais sincera?

Sejam sempre felizes!

Até semana que vem.

 

* Detox derivado da palavra desintoxicação. Envolve processo de remoção de substâncias tóxicas do organismo, envolvendo mudanças em padrões de consumo.

 

2 pessoas comentaram

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Tony Ferr

Tony Ferr - 29 de Abril de 2014 às 19:34

Que coluna legal Tammy!! Parabéns!!

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Bia Carvalho

Bia Carvalho - 29 de Abril de 2014 às 14:16

Hahahahah, só vc para inventar um termo desses, Tammy! Adorei! Sou muito adepta da literatura detox, então! TV aqui em casa raramente é ligada!

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin