Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

E se a sua vida fosse na verdade uma trama de literatura?

03 de Junho de 2014 | Tammy Luciano

Talvez esse seja o tema de um futuro livro. Talvez alguém já tenha escrito sobre isso. Lembro o filme O show de Truman, onde o protagonista, um dia, descobre que o universo ao seu redor nunca existiu, era tudo invenção, ficção e nada existiu de verdade. Ele, apenas uma personagem, originário da cabeça de alguém, convive com atores pagos para alimentar a história de Truman. O que você faria se descobrisse sua vida inteira sendo transformada em livro? Sabe aquele momento feliz? Tudo estava programado para acontecer em cada pequeno detalhe, no ápice daquela cena. Sinto informar, os dias de lágrimas foram milimetricamente organizados para lhe fazer sofrer e render conflito para a trama.

O que sentiriam as personagens se descobrissem estar mergulhadas em uma história inventada? Atrevo-me a perguntar, em nome de algum ser saído de uma ficção, o livro tem final feliz? Sabe aqueles atores que amam fazer papéis de vilão, adoram quando sofrem bastante na trama, será que as personagens sentem o mesmo? Quanto mais o escritor coloca dramaticidade e sofrimento mais eles gostam? Ou as personagens são como a gente, que preferimos os dias felizes, os encontros perfeitos e as realizações imediatas?

Como escritora, sinto as personagens com uma vida interior admirável. Já tentei mudar situações, por discordar de uma atitude, mas a personagem não mudou de ideia. Cheia de personalidade, manteve sua posição e seguiu o caminho nem sempre bom para o livro, mas bom para ela mesma, o que acaba sendo ótimo para o contexto final da história. Tudo termina com mais vivacidade e verdade. Por isso nunca vejo a personagem ficcional como uma mentira. Dentro das criações uma energia fenomenal as embala, hoje tão lindamente percebida e abraçada pelos leitores mais jovens.

Será que um dia vou abrir meus olhos e alguma personagem estará me olhando, sentada no canto da minha cama, com a segurança de quem vive no real, querendo saber como estou e agradecendo por ter escrito sua história? Teria a personagem acordado no seu antigo mundo e se dado conta de ser uma personagem da Tammy Luciano? E se eu mesma, a escritora, for personagem de algum outro escritor?

E quando o escritor se coloca como personagem com a consciência do real? Teria Anne Frank, a garota judia, com a vida cerceada pela mente doentia de Hitler, ideia da personagem que se tornaria? Fez ela o caminho contrário? Um dia dormiu, foi morar no céu e se descobriu morando dentro do seu diário, um dos livros mais vendidos do planeta? Refugiada em um “anexo secreto” no escritório do seu pai, ela, a família e mais quatro pessoas, se escondem por dois anos. Quem inventaria uma história tão trágica? Uma menina de 13 anos, seus conflitos internos, os acontecimentos externos, a falta de comida, nenhuma liberdade, pouca luminosidade e uma alegria surpreendente.

Um detalhe no diário o faz ainda mais emocionante: Anne escreve como se fosse para uma amiga, iniciando cada dia das memórias com “Querida Kitty”. Quem seria Kitty? Uma amiga imaginária? Nunca saberemos. Anne, como uma personagem capaz de arrancar as lágrimas mais doloridas, é descoberta junto com seus companheiros de esconderijo, e morre em um campo de concentração.  Apenas o pai da garota sobrevive e, com seus relatos em mãos, a transforma em uma espécie de personagem de uma história real. Uma realidade que gostaríamos que tivesse sido ficção.

Chego ao fim dessa crônica, não me perguntando mais sobre o que eu faria se descobrisse minha vida inteira como um livro, mas sim entendendo que algumas vidas carregam o brilho de um best-seller.

E você, gostaria de ser uma personagem de livro? Que tipo de livro seria?

“Depois de maio de 1940, os bons tempos foram poucos e parecem ser tão raros .” (Anne Frank)

1 pessoa comentou

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Tony Ferr

Tony Ferr - 03 de Junho de 2014 às 14:46

Ótima coluna Tammy!!! Muito boa! Parabéns!!

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.