Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

Apresentando os ‘não leitores’ para os leitores fervorosos!

24 de Junho de 2014 | Tammy Luciano

Hoje eu quero fazer umas apresentações. Antes preciso fazer algumas observações. 

Outro dia uma amiga me disse: “Como você está famosa! Umas amigas leram Garota Replay!”. No mesmo dia, um amigo me ligou avisando que estava em uma sala de espera do médico e uma moça lia “Claro Que Te Amo!”. Recebo um daqueles e-mails de tirar o fôlego de um rapaz me dizendo que o “Claro” foi responsável por sua reconciliação com a namorada. E para encerrar o dia com chave de ouro, uma leitora de nome Bárbara manda um recado no Twitter dizendo: “Acabei de ler "Claro que Te Amo" da @tammyluciano publicado pela @Novo_Conceito. Que livro maravilhoso... Viva o talento nacional!” Aí, você pensa, assim como a minha amiga, que meu time está ganho e eu estou na moda.

Posso garantir a vocês que o mundo literário não é assim e não funciona como os amigos pensam. Nem tudo é fácil, simples e direto. A caminhada do escritor é bem mais lenta e difícil do que qualquer outro artista. Tudo aos poucos, precisa muita paciência para seguir, para continuar e para ser autor de algum sucesso no Brasil.

E por isso, volto ao assunto das apresentações. Tenho amigos que simplesmente detestam ler. Para eles, faço algum sucesso em uma dimensão distante e acompanham curtindo minhas postagens do Facebook dizendo: “Que interessante! Como tem leitor que te adora, né?” Mas não é? Eu penso achando engraçado esse mundo de livros ser tão distante deles. Por outro lado, conheço aqueles loucos por literatura, não conseguem passar o mês sem ler os lançamentos mais falados, pensam em livro durante horas do seu dia.

Então, vamos fazer as apresentações: pessoas que não são leitores e odeiam ler, aqui estão os leitores apaixonados por livros. Queria que vocês trocassem uma ideia. Porque estou levando pessoas tão diferentes a se conhecerem? Queria que os apaixonados por livros falassem como as histórias mudam diariamente suas vidas, como os transformam e os fazem felizes. Um livro nunca será apenas um livro, virá rodeado de grandes reflexões, profundas declarações e frases que a gente quer copiar na agenda, afinal quem tem um livro nas mãos, posso garantir, jamais estará sozinho. 

Mas o que aqueles que detestam ler têm a dizer? Uma cena ficcional nasce na minha cabeça e alguém querida abaixa a cabeça, meio tímida:

- Tenho preguiça de ler. Acabo fazendo outras coisas e quando vejo a literatura não tem vez nos meus dias.

- Mas leitura é hábito, tem que ser incluída na rotina diária e depois passa ser algo necessário e fundamental, tornando-se um pouco você. Fica um vazio quando não se está lendo – Diz um leitor apaixonado...

- Acho o máximo quem adora ler – responde a ‘não leitora’.

- Começa devagar, procura ler os livros com assuntos que te interessam. Literatura fantástica? Biografias? Romances? Livros leves? Literatura policial? Suspense? Algo existirá nos livros que você vai gostar – O leitor segura a mão da ‘não leitora’. Os dois se olham mais profundamente e percebo um clima no ar. Como assim? O leitor está se apaixonando pela ‘não leitora’? É isso mesmo? Ah, o que esperar de uma escritora que ama escrever histórias de amor. Um pequeno pacote surge na mão do leitor e ele entrega para sua mais nova companhia.

- Um presente para você. Dizem que quando damos livros de presente, temos mais chance de cativar o leitor para que se apaixone por literatura. 

Os dois ficam sentados conversando e percebo que estou demais. Ainda tenho tempo de escutar um “obrigada” saindo da boca da moça, está encantada com a linda capa do livro que ganhou de presente, e seu acompanhante contar as novidades dos autores nacionais. Ela não tem a menor ideia que o preconceito diminuiu, escritores brasileiros andam fazendo a cabeça de quem quer uma boa trama e não uma nacionalidade para contar história. 

Vou embora da minha imaginação com uma certeza. Para deixar de ser um não leitor basta apenas uma gota de descoberta. Alguém que traga um livro de presente, uma curiosidade batendo dentro da pessoa, mas seja como for, uma vez leitor, jamais deixaremos de nos apaixonar e contar nossas vidas da melhor maneira com ajuda da literatura.

Sejam sempre felizes!

Até semana que vem!

1 pessoa comentou

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Lele Tapias Morales

Lele Tapias Morales - 24 de Junho de 2014 às 11:26

Sabe, eu digo para os meus amigos que não gostam de ler: "É que você ainda não encontrou o SEU livro".

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin