Editora Novo Conceito

Publicidade

A NEUROCIÊNCIA DA PERSEVERANÇA

08 de Agosto de 2013 | Que Negócio é Esse?

A perseverança separa os ganhadores dos perdedores no trabalho. O que faz algumas pessoas serem capazes de manter o foco e completar uma tarefa enquanto outros não conseguem? Porque algumas pessoas são mais inclinadas a perseverar e outra a desistir?

Getty Images

Getty Images

A resposta está na química cerebral:Dopamina é o combustível que mantém as pessoas motivadas e comprometidas com um objetivo. E todos nós temos a força de aumentar a produção de dopamina mudando suas atitudes e comportamentos, a não ser que tenha alguma deficiência na produção deste neurotransmissor. Cientistas descobriram que os altos níveis de dopamina estão ligados há hábitos como o daperseverança. Aqui está um ótimo exemplo de livre arbítrio, isto é, o que você pensa e quer muda seu nível de neurotransmissores no cérebro.

dopamina é conhecida como “a molécula da recompensa” e atua como a química que ativa o circuito do prazer. Ela está ligada a comportamentos de euforia quando você alcança um objetivo. E como disse também responsável pela criação de bons ou maus hábitos como o tabagismo, o vicio das compras, do jogo e por ai vai.

Estudo feito recentemente descobriu que os receptores de dopamina são como portas essenciais para permitir a formação de hábitos. Os neurônios dopaminérgicos regulam circuitos por todo o cérebro, mas eles precisam também ser regulados diz o Dr. Joe Tsien da Universidade da Georgia. Ele tem alguns caminhos que podem ser prescritos as pessoas para que dispare a produção de dopamina. Existem maneiras de acessar a sua farmácia interna cerebral para aumentar a produção desse neurotransmissor e daí você pode criar o habito da perseverança, que é a chave para ser mais competitivo e buscar o sucesso no trabalho.

Getty Images

Getty Images

Pesquisas neurocientíficas mostram que altos níveis de dopamina fazem o sujeito ser persistente em seus objetivos e ao contrário, baixo níveis dela faz outros desistirem. Obviamente existem outros motivos externos que contribuem diretamente quando alguém decide ir em frente com determinação ou desistir de algo, mas aquele fator endógeno do organismo é algo que a pessoa não tem consciência, não sabe que acontece porque opera em silencio por processos orgânicos automáticos. Os externos são fáceis de identificar e os internos até então não podiam ser nem considerados. Mas com o desenvolvimento da neurociência e da endocrinologia comportamental torna-se possível paulatinamente. A dopamina na verdade é o motivo primário que vai lhe ajudar a alcançar seus objetivos.

Como funciona o sistema dopaminérgico da recompensa? Seu sistema interno de recompensa é uma coleção de estruturas cerebrais, um caminho de neurônios que passam por algumas partes do cérebro (área tegumentar ventral, que produz a dopamina – nucleus accumbens, e também córtex frontal) e que regulam seu comportamento fazendo com que você se sinta bem quando toma uma atitude e alcança um objetivo, seja ela qual for. Todos nós buscamos o prazer e evitamos a dor e o primeiro quando acontece, é premiado por uma inundação de dopamina. Esta é uma criação da natureza que existe para nos manter vivos e reproduzirmos, por isso comida dá prazer e sexo também.

Perseverança é sinônimo de dor e sofrimento, porque está nela embutida a resistência aos fatos ruins que surgem no caminho. As tais pedras, pelas quais temos que passar. E como disse. como animais que somos, evitamos a dor a qualquer custo. Basta saber que pesquisas já revelaram que temos mais medo de perder dinheiro do que prazer em ganhá-lo. E por isso é preciso olhar de uma maneira diferente, sem focar a dor, mas o prazer que vem mais adiante e também os pequenos que permeiam a caminhada. Isso sim nos dará um incremento de química cerebral gradual e nos fará continuar.

Getty Images

Getty Images

A verdade é que comprovadamente você tem o poder e a capacidade de inundar seu cérebro de dopamina visualizando o seu sucesso. Este neurotransmissor não aumenta somente quando acontece o fato, mas somente de você imaginar o acontecimento. Quantas vezes você sonhar acordado com o sucesso e obviamente batalhar por isso, maior será a sua chance de chegar lá. Nosso cérebro é fantástico e faz coisas que nem imaginamos. Não é nada exotérico ou fora de ti, mas sim a mentalização que vai aumentar o nível de dopamina que te faz querer mais e mais de mesma coisa.

O seu sucesso está dentro de você, na química cerebral. Pois então aumente seus níveis de dopamina encontrando prazer no que faz.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin