Editora Novo Conceito

Publicidade

Que tal uma resenha só para variar?

27 de Fevereiro de 2014 | Marina Carvalho

No final da semana passada terminei a leitura de PRESENTES DA VIDA, da consagrada autora norte-americana Emily Giffin. Dela já li "O noivo da minha melhor amiga" e “Ame o que é seu” e gostei muito dos dois. Na época em que li “O noivo...” soube que haveria uma continuação da história. Pois então. PRESENTES DA VIDA é uma nova versão da trajetória de duas amigas: Rachel e Darcy.

No primeiro livro, conhecemos a versão de Rachel, a amiga nem bonita, nem feia, que acabou de completar trinta anos e leva uma vida bastante sem graça (na opinião de Darcy). Na noite do seu trigésimo aniversário, Rachel acaba se envolvendo com o noivo da amiga e inicia um romance proibido com o lindo, charmoso e sexy Dex.

De acordo com o senso comum, traição é um ato abominável. Mas, em se tratando da relação entre Rachel e Darcy, fica muito fácil compreender as motivações da protagonista número um, que passou os anos ouvindo absurdos de Darcy e abrindo mão de muitas coisas em prol de sua BFF (best friend forever).

"O noivo da minha melhor amiga" termina com a amizade desfeita, já que o relacionamento clandestino entre Rachel e Dex acabou sendo descoberto. Também somos surpreendidos por uma bomba ainda maior, que é a revelação da gravidez de Darcy. Detalhe: o filho que a loira bonitona espera não é do ex-noivo.

Esse é o gancho para PRESENTES DA VIDA. A obra agora nos apresenta a visão de Darcy Rhone. O legal é que, mesmo ela se fazendo de vítima por pelo menos um terço da narrativa, não deixamos de acreditar que não houve sacanagem por parte de Rachel.

Darcy é mimada, fútil, alienada, uma sem noção de carteirinha. Mas, ainda assim, é engraçada e tão fora da realidade que chega a irritar. Só se preocupa com seu próprio umbigo e não se coloca no lugar de ninguém. Acredita estar apaixonada pelo pai de seu filho, sujeito antipático, um zero à esquerda ambulante.

Depois de tomar um fora do cara, Darcy percebe que está completamente só. Sem amigos, brigada com a mãe, ela não consegue visualizar um futuro muito promissor. Até que decide passar uma temporada em Londres, no minúsculo apartamento de Ethan, um amigo de infância.

A moça chega à Inglaterra tão cabeça de vento como antes, mas vai enxergando, aos poucos, o absurdo que é sua vida, devido às intervenções mais que necessárias de Ethan.

PRESENTES DA VIDA nos dá um susto atrás do outro e gera uma enorme expectativa, já que nos leva a torcer por um romance aparentemente bastante improvável. Além disso, o amadurecimento de Darcy - gradual e lento - é o ponto alto da trama. Se no início temos muita birra dela, mais para frente acabamos torcendo loucamente por sua felicidade.

E o melhor de tudo é que o livro não é um dramalhão açucarado. Há muitas passagens engraçadas - vide cena do exame ginecológico - e uma boa lição de vida.

Adorei mesmo a história. Agora quero ler todos os outros livros da Emily publicados no Brasil.

Espero que tenham gostado da minha resenha. De vez em quando, atrevo-me a dar uma blogueira literária.

Um grande abraço e um Carnaval feliz a todos.

Até a semana que vem!!

2 pessoas comentaram

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Elis Souza

Elis Souza - 28 de Fevereiro de 2014 às 10:32

Ei Marina, eu comprei um box da Emily Griffin recentemente mas ainda não li nenhum. Dentre eles está o "Presentes da vida" não sabia que era uma continuação ou histórias cruzadas é possível apreciar e entender a obra sem ter lido o primeiro livro?

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Marina Carvalho - 28 de Fevereiro de 2014 às 13:56

Olá, Elis! Obrigada pelo recado. *---* Sim, é totalmente possível ler Presentes da Vida sem ter conhecimento da história 1. Pode ficar tranquila. Um beijão!

Compartilhar via Facebook Compartilhar via Twitter

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin