Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

Ah, a Bahia...

20 de Novembro de 2013 | Marina Carvalho

 

Juro que eu não sei se é por coincidência ou em homenagem ao fato de representar o marco zero da colonização, mas já repararam que o mapa da Bahia lembra o formato do Brasil? Não à toa o Estado é tão “a cara” do povo brasileiro: múltiplo, miscigenado, berço de diversas culturas, rico.

Já fui à Bahia algumas vezes. Passei a lua de mel em Ilhéus e tive a oportunidade de conhecer um lugar encantador: Itacaré. Conheço Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, além dos pontos turísticos de Salvador e a Praia do Forte, onde fica o maravilhoso Projeto Tamar.

Não sei se já mencionei isto antes, mas sou apaixonada por história – história do mundo, dos lugares, das civilizações. Por isso o cenário baiano é tão sedutor para mim. Só de saber que aquelas terras carregam marcas de tempos pra lá de antigos, sinto-me fisgada.

Sem contar que os baianos não têm apenas molejo e intimidade com os ritmos – ai, que inveja deles! O povo da Bahia é simpático e receptivo, além de ter um sotaque delicioso de escutar. Fico doida quando ouço: “Minha mãe, venha!”, ou “Esse livro é massa.” (risos)

Por isso foi tão bom estar presente na Bienal da Bahia, ter a oportunidade de conversar com os leitores baianos e sentir a alegria deles por serem os anfitriões da festa literária. E que festa! Com a casa – leia-se centro de convenções (risos) – sempre cheia, a feira não ficou devendo nada. Pelo contrário. Exibiu, com desenvoltura, tudo de bom que um evento desse porte precisa ter.

Queria, portanto, registrar meu muito obrigada a todos que foram até mim com meu livro nas mãos, desde aqueles que ainda não conheciam a história – mas deram uma oportunidade a ela –, até os mais entusiasmados por já saberem do que se trata o enredo. Jamais vou me esquecer da leitora que chorou ao me ver e que me deixou muito emocionada. Sempre vou me lembrar com carinho da Lu Santana e sua filha, Letícia, que me homenagearam com um presente especial e personalizado. Tracy e seu pão de queijo, Bárbara Sá – a animação em pessoa –, funcionárias da Livraria Leitura, Sílvia Fernanda, blogueiros... Todos foram demais!

Cansada mas feliz. É a frase que define meu estado de espírito até agora.

Obrigada, Bahia! Sou uma mineira orgulhosa do meu Estado, mas não me importaria se tivesse nascido aí.

Um abraço, meus leitores, e, hoje, deixo um especial para os baianos porretas.

Até semana que vem!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin