Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

Vida de escritor não é algo fácil

13 de Agosto de 2014 | Graciela Mayrink

Existe uma piadinha interna entre os escritores que é mais ou menos assim: "e aí, você só escreve ou trabalha também?". Pois é, essa é uma pergunta que todo escritor já escutou várias vezes na vida. As pessoas costumam perguntar se trabalhamos ou só escrevemos, como se a escrita não fosse uma profissão.

É triste a constatação de que quem não é do meio, não leva a sério o trabalho do escritor iniciante. Somente quando você já vendeu milhares de exemplares e possui uma carreira consolidada, é que passam a te ver como um profissional. Algumas pessoas... Não. Corrigindo: muitas pessoas pensam que a vida do escritor é moleza, simples e fácil. Que basta sentar e em uma semana você escreve um livro, envia para as editoras e logo elas se interessam, e dessa maneira, seu livro é publicado e dentro de um mês torna-se um best-seller. Mas a realidade, não é assim, nem de longe. Nós ralamos, e muito!

Escrever leva tempo, já falei sobre isso em outros textos. Não se escreve um excelente livro em uma semana. E quando ele é lançado, o escritor precisa trabalhar muito para divulgá-lo. Ao contrário do que alguns pensam, não fica tudo por conta da editora. O mercado literário é acirrado e difícil, se não fizermos barulho, corremos o risco de sermos deixados para trás.

Sim, porque quando o livro é lançado é que começa o trabalho de verdade. Hoje em dia, as mídias sociais são importantes ferramentas de apoio e o escritor deve tirar proveito delas, sem ser chato, claro. A divulgação na internet é algo ágil e que dá um retorno rápido, mas toma tempo. Afinal, são várias redes sociais para interagir. E não basta ficarmos postando informações sobre o livro. São várias mensagens de leitores para responder, entrevistas para blogs, sem contar o tempo em que ficamos no Photoshop tentando criar um banner legal para divulgarmos na internet, além do tempo que passamos organizando as fotos dos eventos no Facebook ou site, respondendo todos os e-mails que chegam...

Também temos eventos literários para irmos e organizarmos. Não é algo simples, são muitas trocas de e-mails, telefonemas, visitas aos locais, algumas reuniões com quem vai participar. E ainda visitamos livrarias para vermos se o nosso livro está lá, conversamos com livreiros, palestramos em escolas, viajamos para fazer mais eventos em outras cidades. Ufa!

Pensa que acabou? Não!!! Carrega livro pra cá, caixa pesada pra lá. Não podemos ficar parados, é uma profissão que você precisa tornar seu nome e seus livros conhecidos. Exige tempo, determinação e muito suor. Não é apenas sombra e água fresca.

Quem dera fosse simples escrever um livro e não se preocupar com mais nada. De certa maneira, se essa facilidade realmente existisse, seria tudo muito chato. O legal é sentir o suor do trabalho gerando resultado, sentir que depositou muitas horas de seu tempo naquilo, que se empenhou, batalhou e conseguiu. Ou não? Meus amigos escritores podem responder à pergunta rsrs.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin