Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

S de Saudades do Senna

30 de Abril de 2014 | Graciela Mayrink

Há vinte anos várias pessoas, eu inclusive, perdiam seu ídolo em um acidente na Itália. Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1, era uma referência no assunto “eu me orgulho de ser brasileiro”.

Porque era isso que acontecia: as pessoas tinham orgulho de falar que nasceram aqui quando viam Senna subir no lugar mais alto do pódio, segurando uma bandeira brasileira. Quando o viam fazer a volta da vitória, momentos antes empunhando a mesma bandeira, quando o viam falar do nosso país. Porque ele tinha orgulho de falar que era brasileiro e isto nos aproximava dele. Não tinha vergonha de chorar quando ganhava, não tinha vergonha de expressar seus sentimentos em público.

A morte de Senna deixou uma lacuna de ídolos no Brasil. Ele não era como muitas “celebridades” ou jogadores de futebol, que por um breve espaço de tempo se tornaram “ídolos” de algumas pessoas, mas que sempre estão envolvidos em escândalos. Não conheço ninguém que o idolatrava e que algum dia tenha sentido vergonha de falar que torcia por ele.

Senna fez várias pessoas se levantarem de madrugada para assitir a conquista de campeonatos no Japão, nos fazia colocar o despertador para estarmos de pé aos domingos de manhã em frente à TV, torcendo por vitórias e mais vitórias. Ninguém se importava de não dormir até mais tarde porque, se ele não vencesse, de qualquer forma, haveria um show nas pistas. Nos tempos em que a tecnologia não imperava na F-1 como atualmente, o talento do piloto contava mais do que tudo.

Ele foi meu ídolo durante anos e ainda é. Não consigo pensar em uma pessoa que tenha representado tão bem meu país, me dado tanto orgulho, se tornar conversa entre amigos e assunto para manchetes de primeira capa constantemente nos jornais e revistas.

Muitas pessoas dizem ter nascido na época errada, romantizando anos antigos aos quais não tiveram chances de viver. Eu posso falar que nasci no período certo porque tive a chance de assistir brilhantes corridas com disputas acirradíssimas. Tive o privilégio de poder ver Ayrton Senna correr.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.