Editora Novo Conceito

Publicidade

Não deixe o português ser o vilão do seu livro

16 de Julho de 2014 | Graciela Mayrink

algum tempo que as redes sociais mostram o quanto o português é importante na vida das pessoas, não apenas dos escritores. Mensagens erradas, textos que mal conseguimos entender, tudo porque a pessoa não consegue escrever direito. Daqui a alguns anos, penso em como serão essas mensagens. Dá até arrepio.

As pessoas acham que não tem problema escrever de qualquer jeito, mas tem sim. Cada vez mais, as mídias sociais mostram o quanto nossa língua é difícil e o quanto as pessoas não sabem usá-la.

Com certeza você sabe do que eu estou falando, tem a ver com a tecnologia e a vida corrida de hoje. A agilidade das mensagens de textos fez com que tudo fosse abreviado e esquecido, mas deve haver um meio-termo. Não se pode sacrificar a nossa escrita por esses motivos.

A pressa não pode ser inimiga da perfeição. Às vezes, eu também fico ansiosa para enviar logo um email ou mensagem, seja pelo celular ou pela internet, mas em primeiro lugar devemos nos preocupar com o português. Não podemos assassinar nossa língua como estamos fazendo.

Saber escrever certo é importante para qualquer pessoa, seja ela escritor, blogueiro ou leitor. Escrever bem ajuda você no seu emprego, independente de ele estar relacionado à literatura. No meio literário, um escritor que não sabe escrever fecha várias portas. Por mais que sua história seja excelente, se o texto estiver cheio de erros, o editor nem vai passar para a segunda página. Então, atenção!

Já para um blogueiro, a escrita faz parte do dia a dia também. Quem quer entrar em um blog cujos textos estão cheios de erros? Nem dá ânimo de ler. Sem contar algumas resenhas, que as pessoas não entendem o que está escrito, se o blogueiro gostou ou não do livro porque ele não conseguiu se expressar bem.

A minha dica é: se você ainda está na escola, preste atenção às suas aulas de português. Elas podem parecer chatas, cansativas, mas lembre-se de que serão muito importantes no seu futuro, seja qual for o caminho que você escolher. Se você não estuda mais, preste atenção a tudo o que lê. Sim, leia muito, digo isso para qualquer pessoa. Ler ajuda, mais do que você imagina. Mas leia prestando atenção às palavras, no modo como elas são escritas. Aos poucos, algumas delas que antes pareciam difíceis vão começar a fazer parte da sua rotina, e o português passará a ser algo tão simples e fácil quanto mandar uma mensagem de texto.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin