Editora Novo Conceito

Publicidade

Minha rotina de escritora

11 de Setembro de 2014 | Graciela Mayrink

Olá, pessoal! Fiquei um tempo sumida por conta da Bienal. Depois, por conta de descansar da Bienal (risos). Quem está acostumado com a feira, sabe como cansa. É bom demais da conta, mas muito cansativo, então precisei de alguns dias para recarregar as baterias. Nem consegui escrever a coluna da semana passada.

Mas agora consegui voltar à minha rotina de escritora. E que rotina? Bem, muita gente acha que vida de escritor é moleza, na verdade não é.. Como trabalhamos em casa, precisamos criar nosso horário e esquema de trabalho, para não cair na tentação de assistir TV, ir ao shopping, ao cinema ou à praia.

Eu criei meus hábitos e agora a escrita e a leitura fazem parte do meu dia a dia. Acordo cedo, junto com a minha irmã. Quando ela sai para o trabalho, eu vou para o computador e passo praticamente a manhã toda nas redes sociais cuidando das minhas cachorrinhas. Elas já estão velhinhas e precisam tomar muitos remédios. A outra parte se divide em responder e-mails, mensagens no Facebook e Twitter. Sim, rede social para escritor é trabalho. E como ocupa nosso tempo! Também escrevo minha coluna, coloco fotos no site, o que der para fazer ainda de manhã.

Por volta de meio-dia, dou o almoço das minhas dogs e depois vou almoçar. Não sou cozinheira de mão cheia, mas consigo me virar com arroz de saquinho, feijão pronto que encontro no supermercado e comida congelada. Quando tenho tempo para passar no hortifrúti, uma linda salada é o que como, enquanto assisto um episódio de uma das milhares de séries que amo (assunto para uma coluna mais à frente).

Depois de almoçar, tiro uma hora, uma hora e meia para ler. Sim, a leitura entrou como “obrigação” na minha rotina. É algo que amo, um hobby, mas também um trabalho. É importante que um escritor esteja antenado com os sucessos do momento, sem esquecer os clássicos da literatura. Conhecer outros estilos, outros escritores e histórias diferentes me ajuda a melhorar sempre.

Depois da leitura da tarde, volto para o computador e aí vou escrever. Fico trabalhando no meu novo livro, respondendo mais e-mails. A tarde é a hora mais tranquila do meu dia porque não tem remédio para dar para minhas cachorrinhas, elas dormem o tempo todo e eu já fiz o que tinha para fazer de manhã nas redes sociais. É a hora do meu livro, quando escrevo, leio, releio, melhoro, mando pra Flávia, ela devolve corrigido, mexo mais um pouco.

De noite, quando ela chega do trabalho, vamos passear com as cachorrinhas e ver TV até umas nove da noite. Depois, fico lendo até umas onze horas, quando vou dormir. Não consigo dormir tarde, nesse horário já quero descansar para voltar à ativa no dia seguinte. Porque tenho um livro para terminar e leitores a agradar.

Até a próxima coluna!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin