Editora Novo Conceito

Publicidade

Escritor: conheça o mercado literário antes de publicar

25 de Junho de 2014 | Graciela Mayrink

Fiquei na dúvida se esta coluna deveria sair ou não, por receio que me interpretassem mal, mas como estou constantemente dando dicas para novos escritores achei que era uma boa ideia dividir algumas com vocês.

Muitos que estão começando na escrita como profissão me procuram pedindo dicas. E isto não acontece apenas comigo, conversando com outros escritores vejo que eles passam pela mesma situação. E, em muitos casos, as pessoas que nos procuram nem sabem qual livro escrevemos, nem em que editora estamos, muito menos alguma coisa sobre nossa vida. Gente, atenção: é um erro você procurar um escritor só porque ouviu falar dele e ficar bombardeando-o para só depois perguntar sobre o livro, editora, e todo o resto. Se você quer que um escritor te ajude, pelo menos pesquise um pouco sobre ele e seu livro antes de enchê-lo de perguntas. É uma questão de cordialidade.

E por que estou falando disso? Porque muitos escritores que estão buscando uma editora  não se interessam por pesquisar. É sério. Já escrevi uma coluna sobre o assunto em relação à pesquisa para ser utilizada em um livro, mas ela também serve para você conhecer um pouco do mercado editorial. Os mecanismos de buscas da internet estão aí para ajudar, então abuse deles. Não pense que ficar uma hora teclando com um escritor para só no final perguntar qual o seu livro é sinal de que você está interessado nele. Não, você está interessado no que ele tem a te oferecer.

Mas não me entendam mal, não estou dizendo que é para pararem de conversar com escritores publicados. Eu mesma gosto dessa interação com quem está começando, mas nem sempre a pessoa está com muito tempo disponível e, se você for na internet, pode achar as respostas com apenas um clique.

Quando decidi escrever Até eu te encontrar e publicá-lo, eu também não conhecia nada do mercado editorial. O que fiz foi usar a internet a meu favor. Pesquisei muito sobre o assunto, descobri por conta própria como registrar meu livro, comecei a ir a palestras e eventos literários para saber como funcionava o meio no qual estava entrando. Toda hora estou lendo entrevistas com escritores, sejam eles consagrados ou novatos. Há sempre algo que pode ajudar.

O problema é a preguiça em pesquisar. Se você é escritor, precisa correr atrás das coisas e fazer da  pesquisa uma rotina. Pesquise sobre o mercado editorial, leia as entrevistas de outros autores, a internet está cheia delas. Vá a eventos literários, é uma excelente forma de conhecer muitas pessoas do meio. Falo isso porque percebo nos eventos que vou e que faço poucos novos escritores por ali.

Não fique só dentro de casa, a vida do escritor já é solitária por natureza. E quem sabe no próximo evento você estará sentado ao lado do editor de uma grande editora? Já aconteceu com uma amiga minha e rendeu bons frutos. Então, se mexa!

Até a próxima semana!

2 pessoas comentaram

Deixe seu comentário

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Edson Gomes

Edson Gomes - 25 de Junho de 2014 às 22:24

Muito bom texto e bastante esclarecedor, Graciela! Pesquisar e se aperfeiçoar na escrita é a base para se formar um escritor profissional. Abraços literários!

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Luciene Paulino

Luciene Paulino - 25 de Junho de 2014 às 12:10

Seu texto é muito esclarecedor, e, se queremos algo, devemos nos empenhar para fazer bem...criar uma boa rede de relacionamentos é ótimo....as oportunidades surgem quando menos esperamos! Parabéns!!

Compartilhar via Facebook Logar via Twitter

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin