Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

A criatividade é a melhor amiga do escritor

08 de Julho de 2014 | Graciela Mayrink

Desde que comecei a minha coluna aqui, muita gente me pergunta de onde tiro as ideias. Na verdade, me perguntavam isso sobre as histórias para meus livros. A resposta é sempre a mesma: criatividade.

Já escrevi uma coluna sobre o assunto, mas ele é recorrente na vida de um escritor. A criatividade faz parte do nosso dia a dia, mora dentro e ao redor da gente. Não tem como escapar, afinal ela surge nas horas mais inesperadas.

E por que estou repetindo esse assunto? Não repetindo necessariamente, mas é que já conversei com alguns escritores que dizem não ter ideias para próximos livros, que estão em um sufoco danado porque não há nada para escrever. Não consigo imaginar como é viver assim.

Podem me chamar de chata, metida e esnobe, mas o que não me falta é ideia. E acredito que tem que ser assim para todos os escritores. Sim, você aí que está lendo essa coluna e sem ideias, pense nisso: um escritor vive povoado por amigos imaginários, somos eternas crianças vivendo em um mundo de fantasia e imaginação.

Se você está sem ideias, repense sua carreira, sua vida. Talvez o meio literário não seja para você. Ou talvez esteja envolvido em tantos problemas da vida real que seu mundo imaginário esteja apenas adormecido. O que fazer para acordá-lo? Não force a cabeça tentando ter uma grande ideia. As ideias simplesmente surgem. Vá passear na praia, no parque, pelo centro da sua cidade, apenas observando as pessoas, os acontecimentos ao seu redor. Assista a um filme bobo, ria bastante, leia um livro leve, leia um livro mais intenso. Faça esteira ouvindo música, lave a louça, passeie com o cachorro, ande pelo shopping sem pensar em comprar nada, vá observar o mar ou uma cachoeira (coisas que faço).

Se nada disso adiantar, aí complicou... Muita gente quer seguir o caminho da escrita, mas ele não é para todos. Não quero acabar com o sonho de ninguém, mas o escritor, mais do que muitos profissionais, precisa ter os pés no chão enquanto a cabeça está nas nuvens. Escrevi em uma coluna que o caminho é difícil, e é de verdade. Então tenha consciência de que, além de querer muito, você se encaixa nesse meio. Se minhas dicas ajudarem, então corra pra casa e comece a trabalhar no seu próximo romance. Ele pode não vir na forma de uma grande ideia, mas pode acabar se tornando uma grande história.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.