Editora Novo Conceito

Publicidade

Como lidar com a crítica negativa?

13 de Junho de 2014 | Graciela Mayrink

Finalmente seu livro foi lançado, a capa está uma graça, a diagramação perfeita e a história está pronta para agradar aos leitores. Ou não? Você espera que as pessoas gostem do seu livro, mas logo aparece uma crítica negativa e seu coração fica pequeno, sangrando, despedaçado. Qual escritor nunca passou por isso?

Uma pergunta que muitas pessoas me fazem é  de que maneira eu lido com a crítica negativa. Não existe uma resposta certa, cada autor reage de um modo. Claro, ninguém gosta de ver o seu trabalho sendo criticado, mas é inevitável. A partir do momento em que uma pessoa decide tornar um texto público, ela precisa estar preparada para as críticas negativas porque elas virão, é só esperar.

Um escritor passa meses, anos escrevendo uma história. Pensa com carinho, pesquisa, melhora daqui e dali até decidir que está pronta. Batalha por uma editora, consegue. Caso contrário, parte para a publicação independente. Meses de ansiedade até receber seu primeiro exemplar. É emocionante. Fica agora a expectativa de saber a opinião dos leitores e, aí, surgem as resenhas. Em apenas um clique, com as mãos suando, ele começa a ler o que escreveram sobre seu livro e pronto: não é o que esperava. Em apenas três parágrafos alguém simplesmente acaba com todo aquele trabalho, detonando a obra do autor. Decepcionante, não?

Já passei por isso, ainda passo e continuarei passando e quero dividir um pouco desta angústia com outros escritores. É impossível agradar a todos, tenho isso em mente. Ninguém é obrigado a gostar do meu livro, eu mesma não gosto de todos que leio. Então, tento abstrair. É sério, não é papo de escritora bem resolvida ou que quer se fazer de superior. É óbvio que fico triste quando alguém critica de forma negativa meu romance, afinal, sou humana, mas desde que meu livro foi aprovado, comecei a me preparar para receber as críticas. Elas aparecem, é a única certeza que um escritor tem.

Eu leio todas as resenhas que encontro sobre meu trabalho, sejam elas boas ou ruins. Se alguém está criticando, tento ver se há algo positivo a tirar daquilo, pois quero melhorar sempre. É legal ver nossos erros apontados com coerência por alguém, afinal quero que o próximo livro seja sempre melhor que o anterior. Algumas críticas são construtivas, gosto disso. Mas outras... Bem, ninguém é perfeito (risos).

Tento tirar proveito do que leio ou escuto, fazer meu trabalho melhor a cada linha que escrevo. Se apareceu uma resenha negativa hoje, amanhã pode surgir uma positiva, o segredo é não se deixar abalar. Leitura é algo pessoal, até os ganhadores do Nobel são criticados, então por que eu, uma escritora sem pretensões de prêmios, não serei? Por isso, não se preocupe, sempre haverá alguém para curtir o que você escreveu. A única preocupação seria se praticamente todas as críticas fossem negativas.

Até a próxima semana!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin