Editora Novo Conceito

Publicidade

Abaixo à resenha conta tudo

23 de Julho de 2014 | Graciela Mayrink

Hoje minha coluna vai ser um “puxão” de orelha para alguns blogueiros. Há algum tempo venho percebendo uma nova mania crescendo entre os blogs literários: "a resenha conta tudo".

E o que seria uma “resenha conta tudo”? Bem, o próprio nome já diz: é aquela resenha que você entra feliz da vida para ler, na esperança de descobrir um pouco mais sobre determinado livro, e acaba descobrindo absolutamente tudo. Tudinho mesmo, até o final.

Gente, resenha não é para contar tudo! É para você dar a sua opinião sobre o livro, falar da narrativa, de como a leitura te prendeu (ou não), da construção de personagens. Você pode até contar um pouco mais que a sinopse, mas não as partes essenciais que tornam a história diferente das demais, e, principalmente, não contar o final. Assim você estraga o livro para quem ainda não leu. Se quer conversar sobre como termina um livro, procure fóruns ou o perfil de quem já tenha lido para trocar ideias.

Parece que estou mentindo, mas é sério. Adoro visitar vários blogs para ver o que falam dos livros que quero ler, dos romances dos meus amigos escritores e sobre Até eu te encontrar, e percebi que muitos blogs não estão sabendo resenhar. Não digo que são todos, mas vejo muitas - e sim, é uma grande quantidade - de blogs que fazem resenhas contando o livro todo. Já desisti de ler livros porque determinado blog contou tudo que acontece, inclusive o final. Eu mesma já deixei de divulgar resenhas fofas e lindas de Até eu te encontrar porque o blogueiro (a) contou como meu livro termina, detalhando tudo o que vai acontecendo até o final.

Infelizmente, agora parei de ler muitos blogs e o Skoob, onde parece que as pessoas não sabem a função do botão "spoiler" que tem no site. Existem alguns blogs que confio, que fazem resenhas como devem ser feitas, e eu os visito quando preciso da opinião sobre determinado livro. É uma pena porque eu adorava ficar bisbilhotando o que os blogueiros falam dos livros, mas não dá mais, a galera não está sabendo resenhar.

As pessoas pensam que escrever uma resenha é algo simples. Não é. Dou muito valor a blogueiros que conseguem contar com maestria as partes exatas de um livro, sem estragá-lo para quem ainda não leu. Uma resenha bem escrita é algo difícil e, se o blogueiro consegue esse resultado, está de parabéns e tem minha admiração. Afinal, nada melhor do que entrar em um blog, ler um belo texto e descobrir um livro que você não conhecia, ficando com aquela vontade de ir até a livraria mais próxima para começar a devorá-lo logo.

Então, vamos maneirar. A não ser que no início da resenha você  já avise que ali tem muitos spoilers e o final do livro. Para ficar tudo esclarecido, certo?

Até a próxima semana!

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin