Editora Novo Conceito

Publicidade

Banner exemplo

A falta do abraço

11 de Agosto de 2014 | Christine M.

Enquanto todos comemoram, entregam presentes e falam alto sentados em volta da mesa, ela celebra a saudade. Lembra-se das madrugadas em que se levantou e espichou os olhos para vê-lo sair cheirando a loção pós-barba, batendo o portão de leve e andando com elegância.  Pensa nas histórias que ele gostava de contar, do jeito que ele carregava o jornal embaixo do braço e de suas mãos bonitas, trabalhadoras e carinhosas.

Enquanto ela serve os pratos, abraça as netas e sorri, a risada dele ecoa gentilmente em sua mente. Um passarinho canta insistente como um lembrete quase físico de seu primeiro amor e ela, instintivamente, faz uma prece desejando que ainda exista tudo aquilo que amamos, mas não podemos ver.

Celebrar a saudade é agradecer tudo o que só podemos lembrar porque um dia pudemos viver. Todas as vezes que ela sentou em seus joelhos e se sentiu no melhor lugar do mundo. Todas as laranjas descascadas sentados no quintal, todas as sopas nas noites de inverno e todos os cafés que testemunharam conversas, medos e desejos. Todas as vezes que ele a chamou de minha...

A pior parte da saudade é que relembrar não é reviver. Falta a voz, o cheiro e o abraço. Falta a paz do final da conversa, a empolgação do domingo de futebol e os fogos de artifícios do Ano-novo. Falta o descanso que só existia nos braços da pessoa que mais te entendia no mundo. Saudade é ausência. Uma ausência irremediável.

Ainda assim, o dia continua. Ela serve a sobremesa, ferve água para o chá e sorri para o passarinho da janela. Ela segue sendo mais feliz do que triste e, acima de tudo, grata por carregar o peso de uma saudade dolorida, mas que só existe porque houve vida, houve riso, houve amor e houve descanso suficiente para o coração aguentar até o dia do reencontro chegar.

* Esse texto é para a minha mãe e para todos que ontem comemoraram o dia da saudade.

Christine M.
Professora, escrevedora, pensante.
Saiba mais: www.christinem.com.br

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar

avatar novo conceito

Cadastrando sua mensagem, por favor aguarde...

Receba nossa newsletter

Fique por dentro das novidades

Grupo Editorial

Novo Conceito

UMA EQUIPE JOVEM, pronta para DESTACAR-SE NO MERCADO PUBLICAndo CONHECIMENTOS, lançando autores E FAZEndo HISTÓRIA.

  • Emily Giffin

    UMA PROVA DE AMOR

    Emily Giffin